Se tomar uma decisão antes da pandemia era um desafio, hoje tomar uma decisão sem levar em conta o contexto e as consequências também é um grande desafio.
É um desafio e um risco muito grande para perenidade da empresa. Nas mídias, vemos empresas sendo expostas por suas ações, baseada em decisões. Algumas com resultado positivo, mas tem muitas que o resultado foi negativo que ficarão na memória das pessoas por muito tempo.
No momento de crise, os valores são colocados à prova. Aquilo que a empresa prega, precisa ser colocado em prática. Se você fala uma coisa e age da mesma forma, vai estar mostrando a sua integridade. Nas empresas, precisa acontecer da mesma forma. Vemos empresas que não seguem o que está escrito em suas políticas. Infelizmente vamos ver ainda muitas empresas que têm seus valores apenas escrito, por exemplo: “respeito à vida”, “respeito aos colaboradores”, mas ainda foca apenas no retorno financeiro.
Estamos realmente vivendo uma era de transformação de valores. Essa transformação envolve uma grande mudança. Precisa transformar a forma como a empresa é governada. Pensar, por exemplo, que a principal causa dela, o principal propósito dela, não é trazer retorno aos seus acionistas, esse não é o fim isso deve ser uma consequência. Não digo que trazer retorno financeiro não seja um dos objetivos, mas esta busca não pode ser a qualquer custo. Esse não é o objetivo principal, se torna uma consequência. Conforme a empresa mostra esse valor para todos os seus stakeholders, começa a ter um apoio e confiança muito grande das pessoas, um desejo de manter uma conexão com essa empresa. Quando a empresa tem um propósito maior, em momentos de crise, isso fica muito mais consolidado mais forte. Ao passo que aquelas que não tiverem acreditando nos seus valores fielmente, na primeira oportunidade, na primeira crise, elas vão ter grandes dificuldades, porque elas não contam com o apoio da sociedade e nem dos seus stakeholders.
Entrevista: Programa Conectando Esperança com Frei Jaime Bettega, na Tua Rádio.
Tema: Evento Conecta “Ética, sustentabilidade e governança pós pandemia”, realização Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Dia 18/06, às 17hs, no canal oficial do IBGC. As mudanças na governança provocadas pela pandemia atenderão, a longo prazo, os requisitos éticos necessários para garantir a sustentabilidade das empresas?