Tregi na Mídia | Site Jornal Ponto Inicial – Tregi realiza dois cursos de extensão na UCS
Laudir Dutra
A Tregi Governança e Integridade promoverá até o fim de novembro duas capacitações pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Trata-se dos cursos de extensão: Compliance e Gerenciamento de Riscos e Ética Empresarial, destinados a profissionais da área, estudantes e público em geral. As atividades serão ministradas pela CEO, Tatiana Regiani, mestre em Competitividade pela FGV/EAESP, advogada, professora, palestrante e consultora de empresas.
Compliance e Gerenciamento de Riscos
Data: de 25 a 28 de novembro
Horário: segunda a quinta-feira, das 18h30min às 21h30min (carga horária de 12 horas – válidas como atividades complementares)
Local: Bloco J, sala 302 – Campus-Sede
Inscrições: até 24 de novembro. Vagas limitadas.
https://www.ucs.br/site/extensao/ciencias-da-saude/compliance-e-gerenciamento-de-riscos-caxias-do-sul/
Informações: (54) 3218-2145
Objetivo: Capacitar e aperfeiçoar o conhecimento de profissionais de diversas áreas e organizações, públicas ou privadas, para enfrentarem os desafios que surgem na área de compliance, bem como para quem precisa implementar um programa de compliance, mas tem dúvidas sobre a melhor abordagem.
Programa:
PARTE I – CONCEITO
§ Panorama histórico do compliance e ambiente legal e regulatório.
§ Tendências.
§ Significado de compliance.
§ Visão holística do Sistema de compliance.
§ Compliance no sistema de Governança Corporativa.
§ Programa de compliance x programa de integridade.
§ Programa de Integridade e as recomendações da Controladoria Geral da União (CGU).
§ Papéis dos profissionais de compliance e dos agentes de governança dentro de uma organização.
§ Desafios do profissional do compliance.
PARTE II – PRÁTICA: OS 3 ELEMENTOS DO COMPLIANCE
§ Prevenir: avaliação de riscos, políticas e procedimentos, estrutura de Compliance.
§ Comunicação e treinamento.
§ Detectar: Canal de denúncias, monitoramento e testes.
§ Remediar: Investigação, medidas disciplinares, remediação, reporte.
OS 5 PILARES DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE
§ Comprometimento e apoio da alta direção.
§ Instância responsável.
§ Análise de perfil e riscos.
§ Regras e instrumentos.
§ Monitoramento contínuo.
PARTE III – DINÂMICA EM GRUPO
Discussão sobre cases e desafios concretos do dia a dia de uma área de compliance ou do profissional de compliance.
Ética Empresarial
Data: 30 de novembro – sábado
Horário: das 8h30min às 18h30min (carga horária de 9 horas – válidas como atividades complementares)
Local: Bloco H, sala 302 – Campus-Sede
Inscrições: até 28 de novembro. Vagas limitadas.
https://www.ucs.br/site/extensao/administracao-e-negocios/etica-empresarial-caxias-do-sul/
Informações: (54) 3218-2145
Objetivos: Estimular a discussão e reflexão sobre a importância da ética nas relações pessoais e profissionais, potencializando o crescimento sustentável nas organizações de qualquer tipo ou porte, tendo como principal objetivo compreender a origem e as soluções para prevenir comportamentos ou conflitos antiéticos; Oferecer ao profissional e/ou estudante a capacitação sobre o funcionamento de um sistema de ética efetivo dentro de uma organização e como ele pode contribuir para uma boa cultura de ética.
Programa:
PARTE I – CONCEITOS
§ Ética e moral.
§ Problemas morais e problemas éticos.
§ Valores morais e não morais.
§ Avaliação moral.
§ Ética empresarial e comportamental.
§ Cultura de ética.
§ Dimensões da cultura de ética.
§ Dilemas éticos enfrentados nas relações colaborativas.
§ Relações (anti)éticas de parceiros estratégicos.
§ Conflitos de interesses e a moralidade.
§ Condutas antiéticas da liderança.
§ Como prevenir comportamentos antiéticos dentro de uma organização.
§ Compliance e integridade.
PARTE II – PRÁTICA
§ O que é um código de ética e um código de conduta? Tem diferença?
§ O que deve conter e o que não deve conter num código de ética.
§ O que é e como implementar um sistema completo de ética empresarial?
§ Elementos de um processo de denúncias eficaz.
§ Como implementar as quatro etapas do processo de denúncias: recebimento, avaliação, investigação; e aplicação de medidas disciplinares.
§ Comitê de ética.
§ Quais funções, responsabilidades e forma de atuação de um comitê de ética.
§ Como prevenir comportamentos antiéticos em qualquer organização.
§ Prevenção e remediação.
PARTE III – DINÂMICA EM GRUPO
Dilemas éticos enfrentados no dia a dia por profissionais no seu ambiente de trabalho.
Instrutora: TATIANA REGIANI
– Mestre em Competitividade pela FGV/EAESP, advogada, consultora, palestrante e sócia-fundadora da empresa Tregi Governança e Integridade. Conselheira de Administração e Fiscal independente em empresas de capital aberto e fechado. Possui mais de 20 anos de experiência em grandes empresas nacionais e internacionais, de diversos setores, tendo atuado nas áreas de Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Anticorrupção, Jurídico e Sustentabilidade.
– Coautora do livro “Governança Corporativa em Foco – Inovações e tendências para a sustentabilidade das organizações”, publicado pela Editora Saint Paul, e de três publicações lançadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): “Boas Práticas para Reuniões do Conselho de Administração”, “Boas Práticas para Secretaria de Governança” e “Boas Práticas de Governança Corporativa para Sociedades de Economia Mista”.
– É membro de três comissões do IBGC: “Ética na Governança”, “Sustentabilidade” e “Secretaria de Governança”. Também é membro do Grupo de Trabalho de Políticas Anticorrupção e de Integridade do PRI (Principles for Responsible Investiment).
Tregi Governança e Integridade – nasceu da vontade da fundadora, Tatiana Regiani, em contribuir para uma cultura de ética e de integridade nas organizações brasileiras por meio de sua experiência. A empresa focada em processos de governança corporativa e Compliance anticorrupção, atua com educação profissional e executiva e consultoria empresarial por meio de palestras, treinamentos, workshops e assessoria em governança corporativa e compliance anticorrupção aumentando o valor reputacional e a cultura de integridade nas organizações. “A maior satisfação é compartilhar práticas e disseminar conhecimento utilizando uma abordagem holística e customizada para contribuir com a liderança consciente e a transparência nas organizações. Esse modelo transformador beneficia todos os stakeholders, auxiliando empresas, administradores, fundadores, herdeiros e colaboradores para que sejam agentes de mudança, cumprindo seu papel com respeito e honestidade”, ressalta a CEO Tatiana Regiani.