Realização
CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul
Objetivo
O curso visa estimular a discussão e reflexão sobre a importância da ética nas relações pessoais e profissionais; potencializar o crescimento sustentável nas organizações de qualquer tipo ou porte; compreender o funcionamento de um sistema de ética efetivo e como ele pode contribuir para uma boa cultura de ética; e conhecer processos corporativos que contribuem na prevenção de comportamentos antiéticos em qualquer organização.
Programa
Parte I
Conceitos: Ética e moral. Problemas morais e problemas éticos. Valores. Valores morais e não morais. Avaliação moral. Ética comportamental. Cultura de Ética. Dimensões da Cultura de ética. Compliance e Integridade.
Parte II
Prática: Diferença entre Código de ética e código de conduta. O que deve conter e o que não deve conter num código de ética. Como implementar um código de ética na sua empresa. Sistema completo de Ética. Denúncias. Investigações. Comitê de ética. Como prevenir comportamentos antiéticos em qualquer organização. Prevenção e Remediação.
Parte III
Dinâmica em grupo: dilemas éticos enfrentados no dia a dia por profissionais no seu ambiente de trabalho.
A quem destina:
Profissionais de qualquer área ou setor de atuação, acadêmicos, estudantes em geral, professores, servidores públicos, profissionais de Compliance, profissionais de RH, membros de comitê de ética, e demais interessados que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o tema do curso.
Instrutora
Tatiana Regiani
Mestre em Competitividade pela FGV/EAESP, advogada e fundadora da empresa Tregi – Governança e Integridade.
Conselheira de Administração e Fiscal independente em empresas de capital aberto e fechado.
Possui mais de 20 anos de experiência em grandes empresas nacionais e internacionais, de diversos setores, tendo atuado nas áreas de Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Anticorrupção, Jurídico e Sustentabilidade.
Coautora do livro “Governança Corporativa em Foco – Inovações e tendências para a sustentabilidade das organizações”, publicado pela Editora Saint Paul, e de três publicações lançadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): “Boas Práticas para Reuniões do Conselho de Administração”, “Boas Práticas para Secretaria de Governança” e “Boas Práticas de Governança Corporativa para Sociedades de Economia Mista”.