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Tregi realiza dois cursos de extensão na UCS

Capacitação sobre Compliance, Gerenciamento de Riscos e Ética Empresarial estarão em pauta

 A Tregi Governança e Integridade promoverá até o fim de novembro duas capacitações pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Trata-se dos cursos de extensão: Compliance e Gerenciamento de Riscos e Ética Empresarial, destinados a profissionais da área, estudantes e público em geral. As atividades serão ministradas pela CEO, Tatiana Regiani, mestre em Competitividade pela FGV/EAESP, advogada, professora, palestrante e consultora de empresas.

Compliance e Gerenciamento de Riscos

Data: de 25 a 28 de novembro

Horário: segunda a quinta-feira, das 18h30min às 21h30min (carga horária de 12 horas – válidas como atividades complementares)

Local: Bloco J, sala 302 – Campus-Sede

Inscrições: até 24 de novembro. Vagas limitadas.

Inscreva-se aqui!

Informações: (54) 3218-2145

Objetivo: Capacitar e aperfeiçoar o conhecimento de profissionais de diversas áreas e organizações, públicas ou privadas, para enfrentarem os desafios que surgem na área de compliance, bem como para quem precisa implementar um programa de compliance, mas tem dúvidas sobre a melhor abordagem.

 

Programa:

PARTE I – CONCEITO

  • Panorama histórico do compliance e ambiente legal e regulatório.
  • Tendências.
  • Significado de compliance.
  • Visão holística do Sistema de compliance.
  • Compliance no sistema de Governança Corporativa.
  • Programa de compliance x programa de integridade.
  • Programa de Integridade e as recomendações da Controladoria Geral da União (CGU).
  • Papéis dos profissionais de compliance e dos agentes de governança dentro de uma organização.
  • Desafios do profissional do compliance.

PARTE II – PRÁTICA: OS 3 ELEMENTOS DO COMPLIANCE

  • Prevenir: avaliação de riscos, políticas e procedimentos, estrutura de Compliance.
  • Comunicação e treinamento.
  • Detectar: Canal de denúncias, monitoramento e testes.
  • Remediar: Investigação, medidas disciplinares, remediação, reporte.

OS 5 PILARES DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE

  • Comprometimento e apoio da alta direção.
  • Instância responsável.
  • Análise de perfil e riscos.
  • Regras e instrumentos.
  • Monitoramento contínuo.

PARTE III – DINÂMICA EM GRUPO

Discussão sobre cases e desafios concretos do dia a dia de uma área de compliance ou do profissional de compliance.

Ética Empresarial

Data: 30 de novembro – sábado

Horário: das 8h30min às 18h30min (carga horária de 9 horas – válidas como atividades complementares)

Local: Bloco H, sala 302 – Campus-Sede

Inscrições: até 28 de novembro. Vagas limitadas.

Inscreva-se aqui!

Informações: (54) 3218-2145
Objetivos: Estimular a discussão e reflexão sobre a importância da ética nas relações pessoais e profissionais, potencializando o crescimento sustentável nas organizações de qualquer tipo ou porte, tendo como principal objetivo compreender a origem e as soluções para prevenir comportamentos ou conflitos antiéticos; Oferecer ao profissional e/ou estudante a capacitação sobre o funcionamento de um sistema de ética efetivo dentro de uma organização e como ele pode contribuir para uma boa cultura de ética.

Programa:

PARTE I – CONCEITOS

  • Ética e moral.
  • Problemas morais e problemas éticos.
  • Valores morais e não morais.
  • Avaliação moral.
  • Ética empresarial e comportamental.
  • Cultura de ética.
  • Dimensões da cultura de ética.
  • Dilemas éticos enfrentados nas relações colaborativas.
  • Relações (anti)éticas de parceiros estratégicos.
  • Conflitos de interesses e a moralidade.
  • Condutas antiéticas da liderança.
  • Como prevenir comportamentos antiéticos dentro de uma organização.
  • Compliance e integridade.

PARTE II – PRÁTICA

  • O que é um código de ética e um código de conduta? Tem diferença?
  • O que deve conter e o que não deve conter num código de ética.
  • O que é e como implementar um sistema completo de ética empresarial?
  • Elementos de um processo de denúncias eficaz.
  • Como implementar as quatro etapas do processo de denúncias: recebimento, avaliação, investigação; e aplicação de medidas disciplinares.
  • Comitê de ética.
  • Quais funções, responsabilidades e forma de atuação de um comitê de ética.
  • Como prevenir comportamentos antiéticos em qualquer organização.
  • Prevenção e remediação.

PARTE III – DINÂMICA EM GRUPO

Dilemas éticos enfrentados no dia a dia por profissionais no seu ambiente de trabalho.

Instrutora: TATIANA REGIANI

– Mestre em Competitividade pela FGV/EAESP, advogada, consultora, palestrante e sócia-fundadora da empresa Tregi Governança e Integridade. Conselheira de Administração e Fiscal independente em empresas de capital aberto e fechado. Possui mais de 20 anos de experiência em grandes empresas nacionais e internacionais, de diversos setores, tendo atuado nas áreas de Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Anticorrupção, Jurídico e Sustentabilidade.

– Coautora do livro “Governança Corporativa em Foco – Inovações e tendências para a sustentabilidade das organizações”, publicado pela Editora Saint Paul, e de três publicações lançadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): “Boas Práticas para Reuniões do Conselho de Administração”, “Boas Práticas para Secretaria de Governança” e “Boas Práticas de Governança Corporativa para Sociedades de Economia Mista”.

– É membro de três comissões do IBGC: “Ética na Governança”, “Sustentabilidade” e “Secretaria de Governança”. Também é membro do Grupo de Trabalho de Políticas Anticorrupção e de Integridade do PRI (Principles for Responsible Investiment).

Tregi Governança e Integridade – nasceu da vontade da fundadora, Tatiana Regiani, em contribuir para uma cultura de ética e de integridade nas organizações brasileiras por meio de sua experiência. A empresa focada em processos de governança corporativa e Compliance anticorrupção, atua com educação profissional e executiva e consultoria empresarial por meio de palestras, treinamentos, workshops e assessoria em governança corporativa e compliance anticorrupção aumentando o valor reputacional e a cultura de integridade nas organizações. “A maior satisfação é compartilhar práticas e disseminar conhecimento utilizando uma abordagem holística e customizada para contribuir com a liderança consciente e a transparência nas organizações. Esse modelo transformador beneficia todos os stakeholders, auxiliando empresas, administradores, fundadores, herdeiros e colaboradores para que sejam agentes de mudança, cumprindo seu papel com respeito e honestidade”, ressalta a CEO Tatiana Regiani.

 

Autor: Tregi Governança e Integridade

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